Somos pioneiros em cirurgia minimamente invasiva em Portugal, usando apenas pequenas incisões e operando com o auxílio de uma câmara, conseguimos uma grande redução da dor e aceleração da recuperação pós-operatória.
O que é?
A laparoscopia é comummente referida como cirurgia de mínima invasão. Em vez de fazer um grande corte no abdómen, as operações são realizadas através de minúsculos furos de 5 mm com a ajuda de um endoscópio - essencialmente uma câmara que nos permite olhar dentro do corpo. Os instrumentos também podem ser inseridos através destes pequenos orifícios e as operações são realizadas com o cirurgião a ver o procedimento através de um ecrã de televisão.
É diferente de uma esterilização convencional?
Tradicionalmente uma esterilização de uma cadela requer uma incisão de 5-10 cm, que po si só é uma fonte de desconforto pós-operatório.
O útero é agarrado e puxado para cima através da incisão, e os ligamentos ováricos são puxados e cortados no exterior. Isso inevitavelmente causa algum trauma e dor - outra fonte de desconforto pós-operatório.
Os vasos são laqueados e o corpo do útero é então exposto e removido, permitindo que todo o útero e ambos os ovários sejam removidos.
Na laparoscopia a melhor visualização reduz as chances de complicações e permite-nos remover os ovários com muito menos trauma. A operação requer apenas incisões muito pequenas resultando em feridas muito menos dolorosas e com recuperação mais rápida
Quais são os benefícios?
O tempo de recuperação é muito mais curto e há muito menos desconforto pós-operatório. Há também menos cicatrizes e uma vez que as feridas são muito menores também há menos probabilidade de infecção pós-operatória.
Em suma:
Pequena incisão -menos desconforto e cicatriz.
Tecidos são removidos sem rasgar ou tração.
Melhor visualização do procedimento cirúrgico minimiza complicações.
O seu animal de estimação estará de volta ao normal muito mais rapidamente.
O meu animal de estimação terá pontos?
Geralmente não. Uma vez que as feridas são muito pequenas, são normalmente fechadas com uma cola especial, no entanto ainda gostamos de reavaliar os nossos pacientes alguns dias após a operação apenas para certificar de que tudo está OK eque o seu animal de estimação está confortável e a recuperar bem.
Removem-se os ovários e o útero?
Pesquisas realizadas na Europa e nos EUA ao longo dos últimos 25 anos mostraram que a remoção do útero é geralmente desnecessária e aumenta o desconforto pós-operatório, portanto, apenas removemos os ovários, a menos que tenhamos alguma preocupação com a condição do útero.
Tem custos acrescidos?
Sim - mas não tanto quanto você poderia pensar! O equipamento para a laparoscopia é caro e usamos o mesmo equipamento que um cirurgião humano portanto, é cobrada uma pequena taxa adicional para este tipo de cirurgia, mas isso é facilmente compensado pelos benefícios de uma recuperação mais rápida e com menos dor.
Peça-nos uma estimativa.
" Temos como missão, Salvar vidas todos os dias. " |