Marque aqui a Consulta
Clique aqui
MENU

Pulgas e Carraças



Pulgas e Carraças


O meu animal de estimação tem pulgas?
 
Mesmo com os melhores cuidados, é difícil proteger cães e gatos totalmente contra o risco de contraírem pulgas.
 
As pulgas adultas podem, às vezes, ser facilmente identificáveis, particularmente em cães de pêlo curto ou de cor clara. Mas, os animais de estimação ao lavarem-se a eles próprios, podem eliminar algumas das pulgas antes de poder vê-las. Assim, o seu animal de estimação pode ter pulgas, mas nem sempre conseguirá vê-las. Tente afastar o pêlo perto da base da cauda, com as mãos ou com um pente, e verificar se vê algo em movimento. As pulgas têm um tamanho de uma cabeça de alfinete e vão mexer-se ou saltar quando perturbadas.
 
Mesmo que não veja qualquer pulga, procure partículas escuras, parecidas com pimenta, na superfície da pele do seu animal. Estas partículas são as fezes das pulgas.
 
Como prevenir/eliminar ectoparasitas do seu animal de estimação?
 
A pipetas/spot-on conferem uma protecção prolongada de cerca de um mês. Apesar de ser no Verão que se verifica uma maior multiplicação de pulgas e carraças, o risco de infestação permanece durante o ano inteiro. Existem também coleiras de duração de actuação variável (alguns meses) e comprimidos de administração variável, consoante o grau de infestação do animal ou o tipo de parasitismo. O recurso a sprays insecticidas apenas mata os parasitas presentes no momento da aplicação, não prevenindo a reinfestação a curto/médio prazo. Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre o produto mais conveniente para o seu amigo de quatro patas.
 
Como prevenir uma infestação de pulgas em casa?
 
. Aspirar os tapetes e os objectos onde os animais de estimação dormem para remover as pulgas e respectivos ovos (cuidado ao abrir o saco do aspirador, as pulgas ainda estarão vivas).
 
. Lavar semanalmente os objectos onde os animais dormem (cobertores, mantas, etc), de preferência acima de 50 °C para matar as pulgas.
 
. Colocar as camas em locais sem tapetes ou carpetes.
 
Uma pequena infestação de pulgas pode ser tratada com spray insecticida nas áreas afectadas mas, em caso de infestação severa, poderá ser necessário recorrer a empresas de controlo de pragas.
 
As pulgas e carraças podem transmitir/desencadear doenças?
 
Estes ectoparasitas, se estiverem presentes em grande número no mesmo animal, podem por si só, desencadear anemia (diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue), perda de peso e até mesmo a morte. Além disso, podem ser responsáveis por irritação ou infecção no local onde se fixam à pele ou ainda pela transmissão de uma variedade de agentes infecciosos (protozoários, bactérias, rickettsias ou vírus).
 
As principais doenças transmitidas são vulgarmente conhecidas como “febres da carraça” e os sinais clínicos variam muito, desde ligeira prostração e hipertermia (febre), até prostração severa, dificuldades respiratórias, mucosas pálidas ou ictéricas (cor amarelada), dores articulares, vómito e choque. Os animais frequentemente apresentam anemia e/ou trombocitopénia (diminuição do número de plaquetas no sangue) que, nos casos mais graves, pode mesmo levar à morte.
 
O diagnóstico é laboratorial, através da detecção do(s) hemoparasita(s) por esfregaço sanguíneo (após coloração e observação ao microscópio) ou por métodos laboratoriais moleculares.
 
Após a identificação do agente, deverá ser implementada uma terapêutica direccionada, de forma a eliminar o hemoparasita. Consoante a gravidade da doença, chega a ser necessário recorrer a transfusões de sangue e outras terapias de suporte, de forma a manter o animal vivo até o organismo começar a responder à medicação.
 
Após a recuperação da doença, o animal não fica imune e poderão ocorrer recidivas. Mais uma vez, a prevenção é sempre a melhor opção.



Voltar

" Temos como missão, Salvar vidas todos os dias. "

©2021 Hospital Veterinário Vasco da Gama. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade.

Livro de Reclamações

Powered by CODEZONE

clinica veterinaria clinica veterinaria alverca hospital veterinario veterinario lisboa clinica veterinaria alverca urgencias veterinarias veterinario lisboa urgencia veterinario povoa de santa iria veterinario alverca veterinario urgencias veterinario odivelas