MENU

Boletins Informativos



O meu gato não come! Porquê?


As razões para tal são imensas, mas é importante saber que se este comportamento durar mais que um dia deverá levá-lo ao seu Médico Veterinário o mais rápido possivel.
 
A perda de apetite num gato é um sintoma importante e normalmente indica que este está doente.
 
Um exame físico completo e alguns testes podem detectar, rapidamente, algo sério o que pode ajudar a decidir o melhor tratamento.
 
Patologias Dentárias:
 
Patologia dentária é uma das razões possíveis para o seu gato não comer, mas tumores orais e outros tipos de inflamação também podem ser responsáveis. A boca do seu gato pode ser alvo de feridas ou infecções, fazendo com que o mastigar seja difícil e doloroso. Ele pode ter um abcesso, gengivas inflamadas, um corte na boca ou um dente partido. Na consulta o Médico Veterinário irá observar a boca do seu gato.
 
Alterações Gastro Intestinais:
 
Algo que cause algum desconforto ou mau estar ao seu gato fará com que este não tenha vontade de comer. Normalmente sentem-se nauseados quando há algum problema gastro-intestinal. Existem muitas outras coisas que podem acontecer a nivel intestinal, como por exemplo:
 
. parasitas
. colite
. pancreatite
. corpos estranhos
. cancro
. gastroenterite
. alteração da flora intestinal
 
A falta de apetite, a perda de peso, vómitos, diarreia e obstrução são todos sinais de alterações gastro intestinais e apenas o seu Médico Veterinário pode diagnosticar a razão para tal, por isso é importante que o seu gato seja observado assim que possível de modo a evitar que o problema/ doença em questão se complique.
 
Alguns donos pensam que ao alterarem a dieta resolvem os problemas gastro intestinais, mas não deve tratar o seu gato sozinho sem que haja um diagnostico adequado e consulta pelo Médico Veterinário.
 
Doença Renal:
 
Outra causa comum em gatos, particularmente em gatos mais velhos, o não comer é causado pela doença renal. Tal como os problemas GI, doença renal também pode causar náusea e perda de apetite.
 
Apenas o seu MV pode diagnosticar a doença renal, e relembrando, é importante que o seu gato seja examinado o mais cedo possivel.
 
Outras Possíveis Causas:
 
Quando forem descartadas doenças maiores ou outros quadros, o seu MV deve perguntar-lhe se houve alguma alteração em casa ou algum evento que posso ter levado a esta perda de apetite. Alguns gatos tendem a mudar os seus hábitos alimentares por variadas razões, tais como:
 
. Vacinação recente
. Uma viagem (nausea durante a viagem)
. Ansiedade ou depressão
. Mudanças no dia a dia dos donos (horarios de saida e entrada em casa, por exemplo)
. Mudança de alimento
. Às vezes ficam apenas caprichosos
 
Contudo, estes eventos apenas fazem com que o gato não coma numa ou duas refeições.
 
Importante: Se este comportamento durar mais que um dia, deve contactar o seu MV.
 
O que é que eu posso fazer se o meu gato não estiver a comer?
 
Determinar a causa principal deste comportamento é o mais importante a fazer pelo seu gato. O não comer é um sinal clinicamente importante e deve ser comunicado ao seu MV. Os gatos, ao contrario dos cães e dos humanos, quando ficam doentes o seu quadro clínico piora se estes não comerem podendo desenvolver uma doença chamada Lipidose Hepática.
 
Tratamento Médico
 
Há certos medicamentos que o seu MV pode prescrever para estimular o apetite do seu gato. Em casos mais sérios, o seu MV também pode recomendar uma seringa de alimentação e comida líquida ou, até mesmo colocar um tubo de alimentação para assegurar que o seu gato está a receber os nutrientes adequados ao paciente, estas medidas apenas são recomendadas quando acompanadas de um diagnóstico e tratamento da causa da anorexia.
 
O seu MV irá determinar e explicar-lhe qual o tratamento mais adequado para o seu gato.





Voltar

" Temos como missão, Salvar vidas todos os dias. "

©2017 Hospital Veterinário Vasco da Gama. Todos os direitos reservados

RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS

Powered by Codezone